Conecte-se -->

Futebol

Reforma de São Januário é aprovada na Câmara do Rio

Em uma sessão histórica, o projeto de lei do potencial construtivo para a reforma do estádio de São Januário, do Vasco da Gama, foi aprovado pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro em primeira votação. A decisão, que recebeu apoio unânime dos 45 vereadores presentes, representa um passo significativo para a modernização do histórico estádio.

Leia também:

Próximos passos

O processo ainda não está concluído. Na próxima terça-feira, às 19h, haverá a terceira audiência pública sobre o potencial construtivo da reforma, a ser realizada na Colina Histórica. Após essa audiência, o projeto será submetido a uma segunda votação na Câmara. Caso aprovado novamente, seguirá para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes. O Vasco espera que a aprovação final ocorra até o fim de junho, antes do recesso da Câmara no dia 1º de julho.

“Este é um projeto importante não só para o Vasco, mas para toda a cidade. A Câmara está fazendo o papel, discutindo com celeridade e de forma responsável. Agora vamos fazer mais uma audiência e seguir para a apresentação de emendas, aprimorar o texto e, se tudo der certo, aprovar em definitivo antes do recesso”, disse Carlos Caiado, presidente da Câmara.

Detalhes do projeto da reforma de São Januário

A reforma de São Januário está orçada em R$ 506 milhões, com o Vasco esperando arrecadar R$ 500 milhões através da lei do potencial construtivo. O clube também planeja a venda dos naming rights do estádio para captar mais recursos e aumentar o orçamento da reforma, visando uma ampliação para 46 mil torcedores. O projeto, desenvolvido por torcedores e arquitetos, conta com a contribuição de vascaínos e moradores da Barreira para garantir que atenda às necessidades da comunidade.

Voto e discurso de Marcos Braz

Uma particularidade interessante da votação foi a participação de Marcos Braz, vereador e vice-presidente de futebol do Flamengo, que votou a favor do projeto. Em sua justificativa, Braz destacou a importância do projeto para a cidade e pediu isonomia e coerência dos vereadores quando o projeto do estádio do Flamengo for discutido na Câmara.

“Deixar claro minha posição aqui em relação ao estádio do Vasco. É um projeto que é muito bom para a cidade. É um projeto que apresenta números satisfatórios, números importantes. Mas quero deixar claro aqui, sendo vice-presidente de futebol do Flamengo, que eu espero a coerência da mesma forma quando o projeto do estádio do Flamengo estiver aqui dentro (Câmara dos Vereadores)”, afirmou Braz.

Importância da reforma de São Januário

A proposta de reforma de São Januário é baseada no plano desenvolvido pela WTorre na gestão do ex-presidente Alexandre Campello e realizado pelo arquiteto Sérgio Dias. A capacidade do estádio será aumentada para cerca de 48 mil torcedores, modernizando uma das arenas mais tradicionais do futebol brasileiro.

A Prefeitura do Rio de Janeiro enviou o projeto à Câmara de Vereadores, propondo a transferência do potencial construtivo de São Januário para outras áreas da cidade, como a Barra da Tijuca e a Avenida Brasil. Os recursos gerados com a venda desses terrenos serão destinados exclusivamente à reforma do estádio, sem possibilidade de uso para quitação de dívidas ou compra de jogadores.

*Foto: Projeto: Sergio Moreira Dias, Felipe Nicolau, Willian Freixo, Clarissa Pereira e Ana Carolina Dias

Clique para deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncios
Anúncios

Must See

Mais sobre Futebol