O Botafogo dominou o Fluminense e venceu por 1 a 0 nesta terça-feira (11), no Estádio Nilton Santos, reassumindo a liderança do Campeonato Brasileiro, pelo menos até a conclusão da oitava rodada, na quinta-feira. Com o gol de Bastos, o Glorioso alcançou 16 pontos e manteve a sequência de cinco vitórias consecutivas sobre o rival, igualando um recorde da década de 1960 no Clássico Vovô.
Leia também:
- Marcelo Gallardo deve receber bolada por demissão do Al-Ittihad
- Palmeiras finaliza venda de Luan para o Toluca
- Vinicius Junior comemora condenação por racismo na Espanha
Como foi o jogo
Desde o início, o Botafogo mostrou uma postura agressiva, sufocando o Fluminense. Logo aos cinco minutos, Luiz Henrique cruzou para Tchê Tchê, que ajeitou de cabeça para Tiquinho Soares, cujo chute desviou em Marlon e saiu rente à trave. Aos sete, Barboza lançou para Júnior Santos, que dominou entre os zagueiros e finalizou para fora.
O jogo ficou marcado por uma arbitragem controversa aos dez minutos, quando Martinelli acertou o tornozelo de Gregore com as travas da chuteira. O árbitro Flavio Rodrigues de Souza deu apenas cartão amarelo e o VAR não recomendou revisão, gerando indignação entre os alvinegros.
O Botafogo seguiu criando chances, mas parou em grandes defesas de Fábio, goleiro do Fluminense. Aos 27 minutos, Júnior Santos perdeu uma oportunidade clara ao acertar a trave. Apesar do domínio alvinegro, o Fluminense quase marcou em sua única chance do primeiro tempo, com Marquinhos cabeceando na trave após cruzamento de Marcelo.
Segundo tempo
O Botafogo manteve a pressão na segunda etapa. Aos nove minutos, Júnior Santos teve outra chance, mas Samuel Xavier afastou o perigo. Aos 20 minutos, o gol finalmente saiu: Damián Suárez cobrou escanteio e Bastos cabeceou livre, fazendo 1 a 0 para o Botafogo.
Após o gol, o técnico Fernando Diniz tentou tornar o Fluminense mais ofensivo com substituições, mas a defesa do Botafogo se manteve sólida. Aos 40 minutos, Júnior Santos teve a chance de ampliar, mas chutou para fora na saída de Fábio.
O Botafogo finalizou 19 vezes contra apenas 4 do Fluminense e teve 15 cruzamentos contra 3 do rival. A atuação do goleiro Fábio foi crucial para evitar uma derrota mais ampla para o Tricolor.
Próximos jogos
O Botafogo enfrentará o Grêmio no próximo domingo, no estádio Kléber Andrade, no Espírito Santo, às 18h30 (de Brasília). O Fluminense jogará contra o Atlético-GO, no sábado, no Maracanã, às 21h (de Brasília).
Classificação do Brasileirão 2024
Com a vitória, o Botafogo alcança a liderança do Campeonato Brasileiro, com 16 pontos. O Fluminense, por sua vez, ocupa a 16ª posição, com apenas 6 pontos, e pode terminar a rodada na zona de rebaixamento, dependendo dos resultados dos outros jogos.
Melhores momentos de Botafogo 1 x 0 Fluminense
Ficha técnica de Botafogo 1 x 0 Fluminense
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 11/6/2024 – 20h
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa/SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Renda e público: R$ 1.117.380,00 / 24.748 pagantes / 27.239 presentes
Cartões amarelos: Tiquinho Soares, Tchê Tchê e Damián Suárez (BOT); Martinelli, Paulo Henrique Ganso e Marcelo (FLU)
Cartões vermelhos: –
Gols: Bastos 20’/1ºT (1-0)
BOTAFOGO: John; Damián Suárez, Alexander Barboza, Bastos e Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas e Tchê Tchê (Patrick de Paula 41’/2ºT); Luiz Henrique (Yarlen 36’/2ºT), Tiquinho Soares (Óscar Romero 25’/2ºT) e Júnior Santos – Técnico: Artur Jorge.
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier (Douglas Costa 33’/2ºT), Marlon, Manoel (Alexsander 33’/2ºT) e Marcelo; Martinelli, Lima (Kauã Elias 39’/2ºT) e Paulo Henrique Ganso (Renato Augusto 17’/2ºT); Marquinhos, Cano (Isaac 17’/2ºT) e John Kennedy – Técnico: Fernando Diniz.
*Foto: Arthur Barreto/Botafogo
Must See
-
Mais Esportes
/ 8 anos agoFloyd Mayweather says fight against Conor McGregor can happen
Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia...
Por Alex Rodrigues -
Mais Esportes
/ 8 anos agoSerena sets Open era record with 23rd Slam
Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet ut et...
Por Alex Rodrigues