Na proposta que garantiu a Flamengo e Fluminense a administração do Maracanã pelos próximos 20 anos, os clubes incluíram uma cartilha com diretrizes rígidas para os funcionários que atuam nas dependências do estádio. O documento, que teve origem na documentação utilizada pela Odebrecht para vencer o processo licitatório em 2013, estabelece uma série de exigências de apresentação e comportamento.
Leia também:
- Pedrinho confirma saída de Medel do Vasco; saiba mais
- Em jogo emocionante, Atlético-GO e Corinthians empatam em 2 a 2
- Botafogo domina, vence Fluminense e retoma liderança do Brasileirão
Na proposta que garantiu a Flamengo e Fluminense a administração do Maracanã pelo próximos 20 anos, a dupla incluiu uma cartilha que faz uma série de observações a funcionários que trabalhem nas dependências do estádio.
A cartilha veta tatuagens e piercings que fiquem visíveis… pic.twitter.com/Nw4SEjVKiX
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) June 12, 2024
Exigências da cartilha
O manual proíbe tatuagens e piercings visíveis aos consumidores, exige o uso de desodorante e permite perfumes apenas com essências discretas. Além disso, há regras específicas para o tamanho e alinhamento da barba, que deve estar sempre feita, e cuidados com o cabelo e a higiene das unhas.
Objetivo do manual
Segundo a cartilha, a aparência dos funcionários é considerada essencial para proporcionar uma experiência inesquecível aos torcedores e visitantes do Maracanã. O documento destaca que os colaboradores têm “uma única oportunidade” para causar uma boa impressão.
“Como forma de manter o mais alto grau de padrão de serviços, a etiqueta profissional terá um papel importante nesse processo. O funcionário tem apenas uma única oportunidade para causar uma boa impressão ao torcedor ou visitante do Complexo,” destaca o trecho do manual.
Padrão de excelência
A cartilha enfatiza que a etiqueta profissional deve ser seguida rigorosamente e de forma consistente por todos os funcionários. O não cumprimento das regras poderá resultar em ações disciplinares, avaliadas caso a caso pelo supervisor ou gerente, com exceções permitidas apenas mediante atestado médico.
- “A aparência se torna parte essencial para a criação de uma experiência inesquecível. A etiqueta profissional deve ser seguida a todo momento, sem exceções, por todos os funcionários, consistentemente e com padrão de excelência,” reforça o documento.
Repercussão
A informação foi publicada primeiramente pelo site Mundo Rubro-Negro e gerou debates sobre a rigidez das normas. A cartilha é vista como um esforço dos clubes para garantir um alto padrão de atendimento e profissionalismo no Maracanã, refletindo diretamente na experiência dos visitantes.
*Foto: Gilvan de Souza/CRF
Must See
-
Mais Esportes
/ 8 anos agoFloyd Mayweather says fight against Conor McGregor can happen
Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia...
Por Alex Rodrigues -
Mais Esportes
/ 8 anos agoSerena sets Open era record with 23rd Slam
Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet ut et...
Por Alex Rodrigues