O atacante Gabigol foi suspenso por dois anos por fraude no exame antidoping, conforme decisão do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), em sessão realizada nesta segunda-feira (26). A pena começou a contar a partir de 8 de abril de 2023, data da coleta dos exames, e ele só poderá voltar a jogar em abril de 2025. A decisão foi apertada, com placar de 5 a 4 a favor da punição.
A defesa de Gabigol argumentou que houve “atraso substancial” no processo entre a coleta dos exames e a denúncia, o que levou à redução da pena de quatro para dois anos. A defesa contou com o depoimento do bioquímico LC Cameron, que afirmou não haver transgressão nos resultados da coleta.
O jogador, representado pela equipe do advogado Bichara Neto, que defendeu Paolo Guerrero em caso similar em 2017, vai recorrer da decisão junto ao Flamengo à Corte Arbitral do Esporte, na Suíça, um tribunal da Fifa.
Leia também
Dorival pode mudar escalação contra a Espanha
Crefisa de saída do Palmeiras? Clube já mira novo patrocinador
Al-Hilal prepara proposta milionária por Raphinha, do Barcelona
Por que Gabigol foi suspenso?
Gabigol foi acusado de dificultar a realização do antidoping ao não seguir procedimentos, tratar a equipe com desrespeito e pegar o vaso coletor sem avisar, entre outras atitudes, durante uma visita da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) ao Ninho do Urubu em 8 de abril de 2023.
A vice-presidente do TJD-AD, Selma Melo, explicou que o Código Brasileiro Antidopagem estabelece o seguinte no inciso II do artigo 163 – o artigo que trata do início do período de suspensão:
“Na hipótese de atrasos substanciais no procedimento de gestão de resultados e, quando demonstrado pelo atleta ou outra pessoa que não deu causa a tais atrasos, a ABCD ou o TJD-AD, conforme o caso, poderá estabelecer o início do período de suspensão:
I – na data de coleta da amostra”
Nota oficial do Flamengo sobre o caso Gabigol
“O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada.”
Veja nota de Gabigol sobre a suspensão
— Gabriel Barbosa (@gabigol) March 25, 2024
*Foto: Reprodução / Redes Sociais
Must See
-
Mais Esportes
/ 8 anos agoFloyd Mayweather says fight against Conor McGregor can happen
Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia...
Por Alex Rodrigues -
Mais Esportes
/ 8 anos agoSerena sets Open era record with 23rd Slam
Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet ut et...
Por Alex Rodrigues