Conecte-se -->

Futebol

Manchester City processa Premier League por regras de patrocínio; entenda

O Manchester City abriu uma nova frente de conflito com a Premier League ao entrar com um processo contra a liga: saiba mais!

O Manchester City abriu uma nova frente de conflito com a Premier League ao entrar com um processo contra a liga. O clube questiona as regras de transações com partes associadas (APT), que determinam como os clubes devem estabelecer acordos de patrocínio e outras receitas relacionadas à sua propriedade. As audiências privadas sobre o caso devem começar na próxima segunda-feira (10).

Leia também:

Disputa Manchester City x Premier League

A notícia sobre a ação do City contra a Premier League surgiu na noite de terça-feira e já repercute amplamente. A disputa se concentra nas regras APT, que foram aprovadas em fevereiro deste ano pelos clubes da liga. Essas normas foram estabelecidas em resposta à compra do Newcastle United pelo fundo de investimentos saudita em 2021, com o objetivo de evitar a inflação dos acordos de patrocínio ligados aos donos dos clubes.

O Manchester City apresentou um documento alegando ser vítima de “discriminação” e acusando as novas regras de terem como objetivo prejudicar o sucesso do clube. A rede de patrocínios está historicamente ligada a empresas e personagens que dirigem o City Football Group (CFG).

Impacto financeiro

No balanço financeiro mais recente, referente à temporada 2022/23, o Manchester City registrou uma receita total de 712,8 milhões de libras (cerca de R$ 4,7 bilhões), sendo metade desse valor proveniente da área comercial. Desde 2019, o clube teve um aumento de 50% nas receitas comerciais.

O presidente do Manchester City, Khaldoon al-Mubarak, criticou as novas regulamentações, afirmando que elas prejudicam a competitividade da Premier League. “A Premier League chegou onde está hoje por ser a liga mais competitiva do mundo. Espero que haja mais sensibilidade sobre regulamentações. Há muitas restrições sobre trocas e empréstimos”, declarou al-Mubarak aos canais oficiais do clube.

Acusações do Manchester City contra a Premier League

O Manchester City também está cobrando uma indenização financeira da Premier League por perdas relacionadas a acordos de patrocínios que foram afetados pelas novas regras. O clube argumenta que a liga não consegue provar que houve vantagem injusta nas suas transações.

Além disso, o City criticou as regras de votação dentro da Premier League, onde qualquer proposta precisa de 14 dos 20 votos para ser adotada, classificando esse modelo como uma “tirania da maioria”.

Histórico de violações

Vale lembrar que o Manchester City está sob investigação da Premier League por 115 supostas violações das regras financeiras. As audiências sobre essas acusações estão previstas para novembro. O clube nega qualquer irregularidade e mantém sua defesa baseada em um “conjunto de provas irrefutáveis”.

*Foto: Manchester City / X

Clique para deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncios
Anúncios

Must See

Mais sobre Futebol